Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uma simples bicicleta pode mudar uma vida

Em países muito pobres, as pessoas não têm renda sequer para pegar ônibus para ir pro emprego ou buscar comida no armazém. Pois a entidade Bikes for Humanity faz um esforço internacional para coletar bicicletas de 2ª mão dos países ricos e doa para os pobres, cujas vidas são mudadas totalmente sobre duas rodas.
O trabalho - que já reúne voluntários dos EUA, Canadá, Austrália e Inglaterra – no ano passado enviou oito containers com bicicletas para a África, e as estimativas sinalizam que, no total planetário, cerca de 50.000 unidades são transferidas do mundo rico para os países subdesenvolvidos.
Te liga!


Huuuum, onde está aquela sua velha bicicleta? Atirada no fundo da garagem?
Pois ela pode transformar muito e para a sempre a vida de uma criatura sem quaisquer recursos lá do outro lado do mundo.
Pense nisso... Você pode imaginar a próxima semana de sua vida sem nenhum outro meio de transporte além do que andar a pé por aí? Visualize também os serviços da sua cidade sem veículos – os correios, a polícia, a entrega do supermercado, etc etc etc... Pois esta é a dura realidade enfrentada por milhões de pessoas mais pobres do mundo. Sem meios de acesso às oportunidades de emprego, educação ou cuidados com saúde, muito menos os meios para recolher alimentos e água rapidamente, essas pessoas estão presas em um imenso ciclo de pobreza, sem possibilidades de transmutação.

Apesar de baratas, até mesmo as bicicletas podem estar fora do alcance dos povos pobres do mundo. Uma bicicleta nova, por exemplo, custa em torno de 50 dólares em Gana, ou até 100 na Namíbia. Quando os níveis de renda são menos de um dólar por dia, estes preços estão totalmente fora do alcance dos mais necessitados.
Enquanto isso, cerca de 20 milhões de bicicletas novas são compradas a cada ano nos EUA, e estima-se que perto de 10 milhões são descartadas. Os números são semelhantes em outros países ocidentais e, mesmo que apenas metade das bicicletas descartadas do Ocidente ainda seja utilizável, isto ainda representa um enorme recurso inexplorado.
Daí o significado muito especial do trabalho da "Bikes for Humanity".
Surgida nos EUA em 2005, a idéia era coletar bicicletas que as pessoas não usavam mais para doar para países pobres como a Namíbia. No ano seguinte, foi possível enviar um container de bicicletas para a região central da África e, em seguida, seguiram mais quatro containers. Mais um ano e a conta chegou a oito containers.
A iniciativa também passou a envolver voluntários de países como Austrália, Inglaterra e Canadá, e hoje estima-se que, a cada ano, as organizações de recolha enviem em torno de 50.000 bicicletas para os povos subdesenvolvidos – o que ainda é pouco, digamos, mas é um belo sinal de solidariedade. Afinal, a bicicleta pode ajudar no desenvolvimento dos povos mais pobres, oferecendo às pessoas com um veículo barato e não poluente, de fácil manutenção, que lhes dará acesso ao trabalho, alimentação e cuidados de saúde.

Um comentário:

  1. São iniciativas assim que nos mantêm confiando no gênero humano.
    e parabéns por este outro mundo, dá para passar um dia aqui lavando a alma.
    bjs
    Naza

    ResponderExcluir

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui