Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Orgânicos: uma nova luz na área da saúde e alimentação

Os orgânicos são mais do que produtos ecologicamente sustentáveis. Há foco também para questões sociais, não basta apenas não agredir a natureza: tem que haver esforços concretos para o homem como o principal integrante do processo. No registro de produção orgânica para a carne bovina se requer, por exemplo, que todas as crianças da fazenda estejam freqüentando a escola. Na agricultura, o cultivo sem o uso de agrotóxicos não é a única característica que define se um alimento é ou não orgânico. Para ter o certificado que garante o título, produtores têm de se enquadrar em mais de 50 normas diferentes de produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte e fiscalização. Em hipótese alguma é permitido o uso de sementes transgênicas, adubos químicos, ou hormônios e antibióticos em animais.
Por isso, OutroMundo volta ao tema. Orgânicos são uma luz, um outro mundo novo na área da saúde e alimentação.

Novas categorias de alimentos orgânicos estão sendo criadas o tempo todo. Embora o ramo orgânico represente cerca de apenas 2% da venda total de alimentos em todo o mundo, esse número continua a crescer. Só nos EUA, por exemplo, os produtos orgânicos estão disponíveis em mais de 20.000 lojas de produtos naturais e mais de 73% dos supermercados convencionais e supermercados.

Na área de estética, uma projeção da Organic Monitor (Organic Consumers Association/UK) aponta para o fato de que atualmente o consumo de cosméticos sem ingredientes sintéticos, por exemplo, é de 4%, mas que em 2012 este número poderá chegar aos 10%.


Um levantamento recente da United Soybean Board revelou que os consumidores estão dispostos a aumentar seus gastos com alimentos mais saudáveis. E a indústria dá respostas. As novas opções vão desde alimentos para bebês e pastelaria até alimentação para animais pet. Outra das “atrações” é o algodão orgânico - em essência, o cultivo a partir de plantas que não tenham sido geneticamente modificados e que também foram cultivados sem o uso de produtos químicos como pesticidas e fertilizantes. Esse produto é certificado e produzido em mais de 24 países no mundo inteiro e, a partir de 2007, a produção mundial foi se expandindo a uma incrível taxa de 50% ao ano.

É ou não orgânico? - Na agricultura, o cultivo sem o uso de agrotóxicos não é a única característica que define se um alimento é ou não orgânico. Para ter o certificado que garante o título, produtores têm de se enquadrar em mais de 50 normas diferentes de produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte e fiscalização. Entre as exigências estão a preservação da diversidade biológica dos ecossistemas, o manejo correto de resíduos, o emprego de processos que incrementem a fertilidade do solo e a inclusão de práticas sustentáveis. Em hipótese alguma é permitido o uso de sementes transgênicas, adubos químicos, ou hormônios e antibióticos em animais.
O registro de produção orgânica para a carne bovina requer envolvimento com aspectos sociais e ambientais. Um exemplo, é a exigência de que todas as crianças da fazenda estejam freqüentando a escola. O manejo orgânico visa o desenvolvimento econômico e produtivo que não polua, não degrade e nem destrua o meio ambiente e que, ao mesmo tempo, valorize o homem como o principal integrante do processo. Para se comercializar a carne bovina orgânica ou seus derivados sob selo orgânico, os mesmos devem ser produzidos em unidades de produção orgânica, seguindo rigorosamente todas as normas técnicas determinadas.
O Brasil já possui 90 mil estabelecimentos que declaram praticar agricultura orgânica. Quantidade relativamente baixa, se comparada aos mais de 3,5 milhões de brasileiros já consomem esses produtos semanalmente.


Fontes: E-Campo | Eco-Desenvolvimento
Foto: Cativa Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Ocorreu um erro neste gadget

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui