Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

quinta-feira, 11 de março de 2010

“Segunda Sem Carne” chega a Porto Alegre

Pelo menos, um dia. Seguindo um movimento que atinge vários países na luta por um dia sem carne, projeto de lei protocolado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre sugere que residências e restaurantes optem por refeições vegetarianas a cada segunda-feira.

O vereador Beto Moesch (PP) protocolou projeto de lei para instituir na capital dos gaúchos o dia “Segunda Sem Carne”. Pela proposta, residências, restaurantes e demais estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios serão convidados a optar por refeições vegetarianas em todas as segundas-feiras.
“O objetivo é promover mais reflexão e conscientização sobre o consumo excessivo de carne. A dieta vegetariana é ecológica, saudável, ética e compassiva. Precisamos disseminá-la o máximo possível entre a população”, defende o parlamentar.

A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira, idealizadora da campanha nacional “Segunda Sem Carne”, já adotada pelo governo de metrópoles como São Paulo.
A medida também procura promover o veganismo, filosofia de vida baseada nos direitos animais, cujos adeptos procuram não consumir produtos nem participar de atividades em que há exploração ou uso de bichos, excluindo os alimentos de origem animal.

Vegetarianismo e saúde - O vereador aponta dados científicos que indicam relações positivas entre a dieta vegetariana e a redução do risco de várias doenças e condições degenerativas crônicas, como obesidade, doença arterial coronariana, hipertensão, diabete e alguns tipos de câncer.
Ele menciona a posição da Associação Dietética Americana, segundo a qual as dietas vegetarianas apropriadamente elaboradas são saudáveis, adequadas em termos nutricionais e apresentam benefícios para a saúde na prevenção e no tratamento de doenças.
Do mesmo modo, faz referência ao “Guia alimentar para a população brasileira”, editado em 2006 pelo Ministério da Saúde, que alerta que uma alimentação rica em proteínas animais contém altos teores de gorduras totais e saturadas, e, portanto, pode não ser saudável.
A exploração dos animais é mais um motivo para a proposição. “Não podemos esquecer que os animais sentem dor, prazer, alegria, tristeza, medo e afeto, assim como os seres humanos. O modo como são tratados no sistema de criação intensiva, confinados e manipulados como meras mercadorias, é extremamente cruel”, argumenta Moesch.

Fonte: SVB/ Helena Dutra

Veja também sobre a “Segunda Sem Carne” aqui no OutroMundohttp://outromundo-noticiaboa.blogspot.com/2009/11/um-dia-so-mas-faz-diferenca-sim.html

Entre na comunidade Segunda Sem Carne e apoie a Campanha
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=91831909
Acompanhe as novidades em
http://www.svb.org.br/segundasemcarne
e no blog
http://diasemcarne.wordpress.com/
Cobertura de lançamento em http://www.vidavegetariana.com/site/especiais.php?page=especiais/segunda-sem-carne/index

Pelas Pessoas. Pelos Animais. Pelo Planeta.

Um comentário:

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui