Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Yoga: uma boa para as grávidas!

A dor do parto, em grande parte, é uma espécie de mantra que a desinformação da nossa cultura impregnou no coração de toda mulher que engravida. O despreparo acaba engolfando a gestante no ciclo vicioso do medo, tensão e dor, gerando no corpo mais adrenalina.
Mas você pode trocar tudo isso por endorfinas e bem-estar, preparando-se muito conscientemente para o parto. Uma das ferramentas mais eficientes para isso é o yoga, como ensina Fabiana Panassol, que desenvolve um trabalho especializado como professora de yoga para gestantes e preparação para o parto, além de ser também doula, educadora perinatal e terapeuta holística.
Confira os detalhes nesse artigo, para que o processo da gestação e do parto, a chegada do recém-nascido e a maternagem tenham uma qualidade mais plena e feliz.



O Yoga é como a música: o ritmo do corpo, a melodia da mente e a harmonia da alma criam a sinfonia da vida.
B.K.S. Iyengar


A melhor forma de se preparar para o parto é preparando o próprio corpo e a mente.
O yoga para gestantes é uma possibilidade de transpor os desafios e as transformações em cada etapa da gravidez e do parto. Com seus benefícios físicos, energéticos e emocionais, esta prática milenar auxilia a futura mamãe a saborear a vida e a gestação com mais harmonia, equilíbrio, prazer, auto-estima para si e seu bebê ainda em formação.
Através do seu comportamento, sentimentos e pensamentos, a gestante influencia profundamente o desenvolvimento de seu filho, sendo ele o grande beneficiário da qualidade de vida da sua mãe.
Em yoga, os exercícios físicos leves, alongamentos, a abertura pélvica, o fortalecimento de braços e pernas, durante as aulas, aliados à respiração, relaxamento, visualizações, reproduzem movimentos naturais do corpo, sem contra-indicação, que proporcionam revitalização, prazer, saúde e profundo bem-estar, gerando mais conforto para a grávida. Não é à toa que o yoga é considerado uma das principais atividades anti-estresse dos dias de hoje.
A sua prática na gestação é um convite para que a mulher entre em contato e sintonia com a sua natureza materna, explorando e possibilitando auto-conhecimento, desenvolvendo sua intuição, potencialidades, consciência e comunhão com seu corpo grávido, seus sentidos, suas emoções, aprendendo a conhecê-los, escutá-los e valorizá-los no sublime caminho da gestação.
Praticando yoga é possível evitar ou prevenir alguns pequenos desconfortos durante a gravidez: combate-se fadiga, cefaléias, a gestante sente-se reabastecida e saudável, as articulações ficam mais livres, os músculos mais flexíveis e o corpo relaxado. A postura melhora, prevenindo dores lombares, rigidez cervical e alguns pequenos desconfortos da gravidez como dor no ciático, pernas, câimbras...
O yoga também melhora a circulação sangüínea, auxiliando em problemas como varizes e retenção de líquidos (edema). Tende a diminuir a pressão arterial e problemas decorrentes da elevação da mesma.

No decorrer de todo o trabalho com gestantes é dado, paralelamente ao yoga, orientações e informações sobre o parto, juntamente com o casal, para que se sintam mais confiantes e preparados, além de preciosas dicas e preparação para a amamentação, cuidados com o bebê, e outros temas conforme surjam pelo interesse do grupo. Ainda há palestras informativas e interativas com a presença de obstetra, parteira, doula, psicóloga, pediatra homeopata e outros profissionais, todos sintonizados na proposta da humanização do nascimento.

Assim, a futura mamãe vai se sentir mais segura para dar à luz e acolher o seu filho.
O yoga ainda é de grande auxílio durante o trabalho de parto e o parto propriamente dito, pois a mulher saberá que, através de concentração, respiração e relaxamento, é possível tornar as contrações mais suportáveis. A nível glandular, quando ela se entrega ao processo, facilita a liberação das endorfinas, hormônios associados ao prazer e bem-estar, sendo assim, poderá vivenciar o parto como um momento único e de grande êxtase.
É notável a diferença da gestante que se preparou e aquela que não teve preparo nenhum, e infelizmente a grande maioria, por despreparo e desinformação, acaba entrando no ciclo vicioso do medo, tensão e dor, gerando no corpo mais adrenalina (ao contrário das endorfinas).
Quando a mulher prepara-se conscientemente para o processo da gestação e do parto, a chegada do recém-nascido e a maternagem terão uma qualidade mais plena, tranquila e feliz.

Fabiana Panassol
Professora de yoga para gestantes e preparação para o parto, Doula, Educadora Perinatal, Cromoterapeuta, Terapeuta Reiki e de Shantala
doulafabiana@yahoo.com.br
http://www.luzmaterna.net
PORTO ALEGRE/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Ocorreu um erro neste gadget

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui