Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

sábado, 10 de outubro de 2009

Cosméticos orgânicos: a Nova Era na beleza

Quando se fala por aí em produtos orgânicos, de imediato lembramos de alimentos. Pois é, mas hoje em dia não só nas gôndolas de supermercados eles estão ganhando espaço e o tema vai bem além da sua geladeira: também nas lojas de estética e farmácias de manipulação surgem os primeiros cosméticos orgânicos. Cada vez mais, os produtos de beleza ecologicamente corretos tomam o espaço reservado às maquiagens convencionais. Os substratos usados na composição dos chamados "cosméticos verdes" são de origem sustentável, ou seja: não contém aditivos químicos, como conservantes, nem foram criados utilizando a velha e infeliz ferramenta de testes com animais vivos. Sim, é uma outra Era que chega também ao mundo da beleza.

Cosméticos orgânicos vêm endereçados para as mulheres que assumiram uma nova filosofia de vida, gente interessada em preservar o planeta e, por isso, presta atenção no que compra.
De olho nas tendências recentes, os fabricantes de cosmética também mergulharam na onda verde. A L'Oréal, por exemplo, sintetizou o Pro-Xylane, uma molécula antienvelhecimento que é biodegradável, não sendo portanto bioacumulável nem ecotóxica, não causando impacto direto sobre as espécies e os ecossistemas.

Até o Príncipe Charles resolveu apostar no novo filão com a sua marca de cosméticos orgânicos, a Prince Duchy's Originals, e a estilista Stella McCartney, filha do beatle Paul, vegetariana assumida, lançou recentemente uma linha de cosméticos orgânicos sem uso de teste em animais, a Care.

Mas ficar ecologicamente linda traz outra vantagem além da atitude politicamente correta. As maquiagens verdes têm baixo risco alergênico pois, pela diminuição da quantidade de aditivos químicos, dificilmente causam alergias, além de não ressecarem a pele e não abrirem os poros, o que diminui a possibilidade da tão inconveniente acne. Pode-se dizer também que os cosméticos orgânicos são mais seguros levando em conta que o rigor com a qualidade e a pureza vem desde a seleção das sementes, um passo anterior ao plantio. Um cosmético com certificado orgânico, portanto, vai muito além do processamento de seus componentes.

Preste muita atenção nas embalagens - Existe ainda muita desinformação e as consumidoras correm o risco de se confundirem, crendo que produtos naturais ou orgânicos são a mesma coisa. E não são. Aliás, o órgão que certifica orgânicos no país, o IBD (Instituto Biodinâmico), criou selinhos de cores diferentes justamente para demarcar cada padrão.
A categorização depende da quantidade de elementos orgânicos em sua formulação. Na prática, significa que um produto com mais de 95% de substratos orgânicos é certificado como "orgânico" propriamente dito, enquanto aqueles chamados de "naturais" contêm no máximo 70% de ingredientes orgânicos. Numa faixa intermediária, de 70% a 95%, a mercadoria recebe o selo de "feito com ingredientes orgânicos".

Portanto, olho vivo nas embalagens. Os produtos orgânicos têm um sol com uma folhinha, escrito "Certificado Orgânico". Isto significa que são desenvolvidos com matérias-primas avalizadas por órgãos reconhecidos, não usam agrotóxicos em seu plantio nem processos químicos que representem qualquer risco à saúde humana, como também preservantes convencionais, além de não serem testados em animais. O objetivo é sempre proteger os consumidores, os produtores e a natureza.

O consumo de cosméticos com matéria-prima certificada como orgânica, deve se reconhecer, ainda é baixo porque é uma tendência recentíssima. No entanto, os fabricantes estão otimistas com as taxas de crescimento acelerado, que percentualmente sobem mais do que as dos produtos tradicionais.
No Brasil, destacamos a atuação de de uma empresa pioneira. Especializada em cosméticos orgânicos certificados, a Cativa Natureza está lançando seus serviços em Curitiba, no novo Mercado Municipal de produtos orgânicos, o primeiro empreendimento especializado no país, confirmando a já tradicional atenção da cidade ao ambientalismo. A loja também desenvolve sua linha de produtos em marca própria e faz entregas para todo o país.
Veja detalhes em http://cativanatureza.blogspot.com/

Foto-topo: Edição de arte a partir de imagens de Adobe
Fotos: www.stellamccartneycare.com e Cativa Natureza


FONTE: Absoluta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui