Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

domingo, 1 de novembro de 2009

Ecojogos: esqueminhas legais pra aprender brincando

Gente, já que as crianças não saem mais da frente do computador, pelo menos podemos sugestioná-las a brincarem nos chamados “ecojogos”, onde se divertem ao mesmo tempo em que aprendem como agir corretamente em relação às mudanças climáticas.
Já existem muitos jogos bem legais, alguns bem bonitos e com versão em português. Vale a pena mostrar a seus filhos. Principalmente aos bem pequeninhos...
Ah, e a Estrela lançou o "Banco Imobiliário Sustentável", versão ecologicamente correta do famoso joguinho de tabuleiro da nossa infância... Tudo isso são bons sintomas de mudança...


Formatos criativos e desafiantes são o melhor meio para ensinar. Brincando, se divertindo... Pois a moderna pedagogia já chegou pra valer em termos de conteúdo web sobre ambientalismo e atitudes sustentáveis.
Mas antes de falarmos nos jogos online, vale destacar um divertimento não-eletrônico. Nessa mesma linha lúdica, a Estrela, tradicional fabricante de jogos e brinquedos, lançou recentemente o "Banco Imobiliário Sustentável", versão ecologicamente correta do consagrado jogo de tabuleiro, criado em 1944. Na versão renovada, a mecânica do jogo está totalmente ligada ao tema da sustentabilidade. Em vez de bairros e ruas importantes, as casas do tabuleiro representam reservas naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros e Serra da Mantiqueira. A dinâmica do jogo foi desenvolvida para ser um processo pedagógico que premia quem tem preocupação ecológica e pune quem não tem.
A preocupação ambiental não fica só por conta dos jogadores, o próprio jogo físico é ecologicamente mais correto. As peças plásticas são feitas com o chamado "plástico verde", fabricado com um polímero derivado de cana de açúcar. O material, além de ser biodegradável, ainda contribui para a redução do efeito estufa ao absorver e fixar CO2 (gás carbônico) da atmosfera, durante o crescimento das plantas. O tabuleiro, a embalagem e as cartas são feitos com papel reciclado.

Ainda, no Banco Imobiliário Sustentável, as companhias de transporte foram substituídas por empresas como Companhia de Reciclagem Energética, Companhia de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica, de Reciclagem Mecânica. As cartas de Revés ou Sorte trazem, como exemplo, a mensagem de revés "sua empresa foi multada por poluir demais", ou a mensagem de sorte "você protegeu suas terras do desmatamento e faturou com o turismo ecológico".

O dinheiro de papel usado na versão tradicional do jogo é substituído nessa versão por créditos de carbono que servem para adquirir propriedades como a Zona da Mata ou até mesmo uma companhia de reflorestamento.
Bacana, huuum?

Ecojogos
Pois já estão disponíveis na web diferentes jogos que tratam os temas ambientais e o conceito de sustentabilidade de forma lúdica. Alguns funcionam como games colaborativos em que o objetivo é salvar a Terra dos desastres ambientais. Neles, o planeta está cheio de poluição e crises devido ao aquecimento global, entre outros fatores, e todos os jogadores precisam se unir para resolver os problemas do mundo. Se não conseguirem, todos perdem o jogo. E por aí vai...
No Brasil, a tendência de criação dos ecojogos está apenas começando, mas já é uma realidade na Europa, em especial na Alemanha e na França. Por lá existem inclusive empresas que só fabricam ecojogos, tanto no que diz respeito aos materiais, quanto aos próprios temas abordados. Na França, os desenvolvedores de jogos ecológicos têm especial fascínio pelos temas relacionados à Floresta Amazônica e investem pesado no setor.
A seguir, OutroMundo indica alguns games interessantes.

Para jogar online

WeAther - No ar no site do Greenpeace, trata dos problemas causados pela emissão de gases poluentes e pelo aquecimento global. Site em português. Ganhador do Leão de Bronze na edição 2008 do Festival de Cannes, foi desenvolvido para o Greenpeace, em parceira com a AlmapBBDO.

Energyville - O jogador precisa providenciar energia em quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 3,9 milhões de pessoas e, ao mesmo tempo, mantê-la limpa, segura e economicamente viável. As escolhas dos jogadores têm impactos econômicos, tecnológicos e ambientais sentidos pelos moradores locais. Versão em inglês.
http://www.willyoujoinus.com/energyville/

Honoloko - O jogo acontece na Ilha de Honoloko, que é muito semelhante ao nosso mundo e onde as nossas ações impactam o meio ambiente onde vivemos. O objetivo do jogador é tomar decisões que melhorem a saúde dos habitantes e o ambiente de Honoloko. O jogo é direcionado a jovens e adultos. O jogador pode escolher entre 26 idiomas, inclusive uma versão em português.
http://honoloko.eea.europa.eu/Honoloko.html

Eco Kids - Site feito sob medida para a criançada. Propõe-se a transmitir aos pequenos, por meio de jogos e entretenimento, conhecimentos básicos sobre cidadania e meio ambiente. O público-alvo são crianças entre 4 e 7 anos. Site em português.
http://www1.uol.com.br/ecokids/

Ecoagents - Os jogadores podem se tornar Ecoagentes, da Agência Européia do Ambiente (AEA), encarregada de recolher informações sobre o ambiente em toda a Europa. Como ecoagentes, podem ajudar a proteger o meio ambiente e os recursos naturais. O público-alvo são jovens e crianças de 7 a 14 anos, mas o site é inglês.
http://ecoagents.eea.europa.eu/

EcoWarriors - Game de aventura interessante, apresentando visual simples, ideal para quem tem um computador sem grandes itens de hardware. Tem como tema principal a defesa da natureza.
http://www.baixaki.com.br/download/EcoWarriors.htm

Canal Kids - Aborda temas como saúde, tecnologia, ambiente, cidadania, esportes e cultura.
http://www.canalkids.com.br/

Outras brincadeiras boas na web
Há diversas opções de sites para pais e filhos desbravarem juntos - muitos com conteúdos curiosos e instigantes também para os adultos, e não exatamente ecológicas. Uma opção interessante é o canal específico para crianças dentro do site "ComoTudoFunciona" ( http://criancas.hsw.uol.com.br/ ), versão nacional do portal norte-americano HowStuffWorks, que mescla conteúdo educacional com entretenimento.
Lá há sugestões sobre brincadeiras nada tecnológicas e bem conhecidas dos pais, como cinco-marias, amarelinha, bola de gude, forca, etc. Também estão disponíveis receitas de doces, sucos e vitaminas, todas ilustradas e em linguagem acessível para as crianças. Curiosidades sobre passeios, parques e filmes também podem ser pesquisadas. É possível, por exemplo, conhecer detalhes sobre o Parque da Mônica e o Beto Carrero World e de atrações do cinema, como Kung Fu Panda e Harry Potter. Algumas informações são acompanhadas de vídeos.
Confira outras sugestões:

http://www.bugigangue.com.br/ - jogos, atividades, histórias em quadrinhos e dicas para construir brinquedos.
http://www.obrasileirinho.com.br/ - informativo online para crianças e adolescentes com notícias e curiosidades sobre saúde, natureza, diversão e dicas sobre pesquisas escolares.
http://www.falamenino.com.br/ - trata assuntos como diferenças sociais, necessidades especiais, sexualidade e separação de pais de modo divertido, mas respeitoso.
http://www.fabricadebrinquedos.com.br/ - mostra como fabricar brinquedos com sucata e traz biblioteca com contos infantis.


FONTES
Envolverde/Instituto Akatu
Baixaki
ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Ocorreu um erro neste gadget

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui