Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Filosofinhos inventados e divertidos


Não é biografia. Não é aula de filosofia. É uma história inventada e divertida. A Coleção Filosofinhos, em cada volume, traz uma historinha em que um importante pensador é mostrado ainda criança.
De forma natural, dados reais sobre a vida ou a filosofia do pensador acabam apresentados nos enredos. As crianças ganham, então, um contato mais próximo e informal com caras como Sócrates, Platão, Descartes, Freud, Sartre e Simone de Beauvoir. De quebra, há explicações para os adultos no final dos livrinhos com mais dados e bibliografia sobre o filósofo apresentado.
Shooow!!


A Coleção Filosofinhos, coordenada pela filósofa Maria de Nazareth Agra Hassen, convida o leitor a conhecer um pouco da filosofia acompanhando historinhas cujos personagens são grandes filósofos quando ainda eram pequenos... Nessas histórias, os pensadores são crianças, mas já apresentam algumas de suas idéias revolucionárias.
Todas as crianças são naturalmente curiosas, característica fundamental para buscar o saber, e a filosofia introduzida de forma lúdica favorece a exploração do mundo do conhecimento. Essa coleção também ajuda os adultos a pensarem o mundo e a compreenderem as crianças, mas principalmente mostra como é bom ser curioso e perguntador.

Para os adultos (pais, cuidadores e professores), cada volume inclui uma pequena biografia do pensador retratado, além de sugestão de outras leituras para aprofundar o conhecimento. As histórias são bilíngües português/francês, pois a coleção tem como propósito alargar as fronteiras da criança, mostrando-lhe que a mesma história pode ser lida em outra língua.

Muitas escolas têm utilizado os Filosofinhos. O legal deste trabalho todo é ter como resultado as crianças bem familiarizadas com os nomes desses carinhas: Sócrates, Platão, Descartes, Freud, Sartre e Simone de Beauvoir.
Impressos em papel reciclado, os livros são ilustrados por Juska, cartunista e ilustrador gaúcho.
Além de coordenadora da Coleção, Nazareth é professora de filosofia e antropologia. Também é vegana e atua no GAE, Grupo pela Abolição do Especismo (http://www.gaepoa.org/), em Porto Alegre.

VÍDEO
Reportagem sobre a Coleção no programa “Estação Cultura” da TVE
http://www.youtube.com/watch?v=lw411wxGiBI

BLOG DA COLEÇÃO
http://colecaofilosofinhos.blogspot.com/

BLOG DA COORDENADORA
http://www.compram-se-palavras.blogspot.com/

BLOG DO ILUSTRADOR JUSKA
http://jusarte.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Ricardoooo! que maravilha ! estou encantada... mas nem sei porque o espanto: tudo o que fazes fica perfeito!
    bjs
    Naza

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ricardo, pelo Outro Mundo! Tá muito tri! E parabéns Naza, pelo sexto Filosofinho! Fui na feira do livro, comprei "o Marx", ganhei um autógrafo lindo e eu e meu sobrinho adoramos a historinha! Um grande bjinho pra vocês!

    ResponderExcluir

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui