Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bicicletada reivindica seu espaço nas ruas

A frase "não estamos atrapalhando o trânsito, nós somos o trânsito" expressa bem a filosofia desse grupo. Inspirado no movimento Massa Crítica (critical mass), onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas, a Bicicletada é uma mobilização iniciada em 1998 em São Francisco nos EUA, ganhando depois outros países, inclusive o Brasil. A principal motivação do agito é divulgar a bike como um meio de transporte para tornar mais ecológicos os sistemas de mobilidade das pessoas, principalmente no ambiente urbano.

A Bicicletada, assim como a Massa Crítica, não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de comportamento de acordo com cada cidade. Algumas Bicicletadas exalam uma postura radical anti-carros, com faixas, cartazes e comportamentos firmes, mas outras têm se tornado cada vez mais criativas, como a de São Paulo: já há alguns anos, é visível a tendência de misturar bom humor e ações mais duradouras para conquistar os motoristas, em vez de confrontá-los.
Essa nova postura tem mais receptividade com os motorizados e se torna mais interessante à mídia não especializada, gerando uma visibilidade maior do movimento e principalmente da idéia da bicicleta como meio de transporte. Em setembro de 2006, a Bicicletada paulistana promoveu, junto com outros movimentos e entidades, várias atividades relacionadas ao Dia Mundial Sem Carros, como o Desafio Intermodal e a Vaga Viva. As iniciativas se repetiram no anos seguintes.
O maior eixo da Bicicletada é "um carro a menos", usado principalmente para provocar "respiração" nas ruas saturadas das grandes cidades. Às vezes, os recursos de sensibilização chegam a brincar com a nóia de alguns motoristas por carros grandes, hehe.

MAIS DETALHES E CIDADES BRASILEIRAS ONDE HÁ ATIVISMO http://www.bicicletada.org/Home+page
http://bicicletanarua.wordpress.com/2010/04/30/bicicletadas-pelo-brasil/
CONTEÚDO SOBRE A MASSA CRÍTICA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_Cr%C3%ADtica
VÍDEO PRODUZIDO PELA MASSA CRÍTICA DE PORTO ALEGRE
http://www.youtube.com/watch?v=m-IvZI5_oNI&feature=player_embedded

Um comentário:

  1. Que bárbaro que estás divulgando neste outro mundo que a gente constroi todo dia neste mundo. Esperamos muitas pessoas nesta sexta-feira, de bicicleta, patins, skate, tudo o que não polui e melhora a vida de todos.
    bjs
    Naza

    ResponderExcluir

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui