Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Uma outra economia no lufa-lufa de todos os dias

A 10ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) se foi, mas muitas sementes de vida nova ficaram plantadas nos encontros, debates e vivências do evento. Sobretudo em Porto Alegre, cidade que criou e por dez anos turbinou esse grande encontro. Mais especialmente ainda em ações no setor da economia solidária, onde já se pode perceber nitidamente os frutos das edições anteriores.
Um tocante exemplo do que o FSM deixa de concreto está aqui.


" (...) Em Porto Alegre, num prédio grande, verde, na Vila Nossa Senhora Aparecida, no bairro Sarandi, Nelsa Nespolo e outras 25 sócias da cooperativa Univens trabalham no ramo de confecções. A Univens é uma das consequências da política de economia solidária. Os olhos de Nelsa, uma das fundadoras e coordenadora desta cooperativa, brilham quando começa a falar do início de tudo.
Foi em 1996, ela e outras mulheres da vila costuravam para fora e se organizavam para melhorar o lugar onde viviam. Então, veio a decisão de juntarem as forças. Foi o que fizeram, cheias de ilusão. Mas ilusão mesmo, porque em seguida descobriram como é difícil tocar um negócio. Cada uma das 35 fundadoras entrou com três cotas de R$ 1. Os R$ 105 foram engolidos só pelo registro na Junta Comercial. Encomendas não confirmadas, a descoberta de cada detalhe burocrático, o ideal parecia sucumbir ao desastre. Mas o ano de 1997 surgiu como o grande momento. O sindicato dos metalúrgicos pediu 500 camisetas. Enfim, dinheiro para ser dividido, e a partir daí o trabalho passou a se consolidar.
Mas onde o Fórum entra nesse processo? Bem, as costureiras já haviam provado que o nome escolhido estava correto: Univens significa "Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos". No evento de 2005, lá estavam elas, produzindo.
Naquele ano, ocorreram dois fatos importantes: o Fórum deu origem à primeira plenária da economia solidária e encomendou 60 mil sacolas de algodão orgânico para distribuir a seus participantes. Pronto. A Univens iria decolar para um novo estágio. 
O aprofundamento de fórmulas foi bem discutido, e pelo fio do algodão as gaúchas do bairro Sarandi começaram a tecer uma rede que as ligou a gente de outros Estados. Estava criada a Justa Trama, uma cadeia de cooperativas reunidas para a produção de manufaturados feitos à base desse material. A força do trabalho coletivo chegava a sua forma mais elaborada, uma conexão nacional. Hoje, o algodão colhido no Ceará passa pela fiação e tecelagem em Minas Gerais e faz estágios em São Paulo (produção de roupas infantis), Santa Catarina (artesanais) e aqui no Sul, em Porto Alegre (roupas em série). E ainda há a ponta de Rondônia, onde botões e adereços são produzidos de sementes.
As mulheres de Porto Alegre têm razão para sorrir como Nelsa no lufa-lufa de todos os dias. São testemunhas do sucesso construído por elas, a partir de uma alternativa social baseada na possibilidade de decidir conjuntamente sobre o que fazer, como fazer, a garantia de só deixar o emprego se quiserem e a certeza de uma distribuição igualitária dos rendimentos. Elas se sentem valorizadas e aplicam em ações sociais na vila muito do que conseguem com seu trabalho. O lugar onde vivem precisa ser saudável e evoluir. Esta é outra das verdades que aprenderam nessas conversas dos fóruns e que uma pandorga voando baixo um dia transformou em realidade".

Trecho de "O espólio do Fórum"
Texto: MAURO TORALLES/ ZH
Foto: TADEU VILANI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui