Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Grafitar com tricô é a nova arte de rua

Um movimento criado nos Estados Unidos vem ganhando adeptos ao redor do mundo: o de cobrir propriedades públicas com tricô. Os grupos já "embrulharam" árvores, corrimãos, postes de luz, hidrantes, semáforos e outras estruturas públicas com seus tricotados. Embora durem muito tempo, as instalações podem ser facilmente removidas, se necessário.

Chamado de Yarn Bombing (bombardeio de novelos, em tradução livre), o movimento começou com a americana Magda Sayeg há três anos em Houston, no Texas. Ela cobriu o trinco da porta de sua loja de roupas com tricô e chamou a atenção do público. O interesse pelo detalhe de a inspirou a criar o grupo KnittaPlease e reunir interessados no mesmo tipo de trabalho manual.
"A idéia é bombardear a cidade com trabalhos de arte tricotados e vibrantes, embrulhar com tricô coisas simples, como uma garrafa de cerveja a monumentos públicos e estruturas urbanas", disse Sayeg.
Ela criou um website para publicar fotos dos monumentos e objetos cobertos com o tricô e formou a base para outros grupos também publicarem os objetos tricotados ao redor do mundo.
O movimento já se espalhou por países como Holanda, Suécia, Finlândia, Canadá, China, Austrália e Grã-Bretanha.
Um dos projetos mais ousados já realizados por Sayeg foi cobrir um ônibus com tricô. Segundo ela, o trabalho levou uma semana e contou com dezenas de voluntários.  “Usamos agulhas bem grossas e dezenas de novelos para cobrir o veículo todo”, disse ela.
Afirma também que o movimento é uma forma de grafite, mas com lã: “Usar o tricô como forma de grafite é um fenômeno interessante e não há outro hobby melhor do que esse”.
Embora as instalações de fios possam durar anos, são consideradas não-permanentes, e, ao contrário de graffiti, podem ser facilmente removidas, se necessário. 
No Canadá, um livro sobre o movimento está previsto para ser publicado até o final deste ano.

Veja mais fotos aqui.

FONTE: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui