Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

CowParade: o maior evento de arte pública do planeta

A CowParade é o maior e mais bem sucedido evento de arte pública no mundo. Grandes esculturas de vacas em fibra de vidro são decoradas por artistas locais e no lançamento da exposição amanhecem distribuídas pelas cidades, em vários locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques. Após o evento, as peças são leiloadas e o dinheiro é entregue para instituições de beneficentes. 
Ao redor do mundo, mais de 5.000 artistas participaram da CowParade, estima-se que mais de 150 milhões de pessoas tenham visto as vacas famosas em 55 cidades e US$ 22 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das esculturas.
Agora é a vez de Porto Alegre. No lançamento, em outubro, a cidade amanhecerá repleta de vaquinhas, em 80 pontos estratégicos, da zona norte à zona sul. 

A primeira reação do público em geral é a pergunta: por que vacas?
Segundo o site do evento, "há algo de mágico sobre a vaca. Ela representa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é de carinho. Ela simplesmente faz todos sorrirem".
Servindo como uma tela de arte, não existe nenhum outro animal ou objeto que fornece a forma, flexibilidade e amplitude de uma vaca. As três formas (de pé, pastando, repousando) fornecem aos artistas ângulos e curvas para criarem obras de arte únicas. Seu modelo também permite que ela seja caracterizada. Ela pode se transformar em, outros animais, pessoas ou objetos.
A proposta também é que as peças estimulem a interatividade, o público pode ver de perto, abraçar as esculturas, fotografar, etc., não há esquema especial de segurança - o que também estimula a consciência de cidadania.
As peças são pintadas por artistas locais. Pintores, escultores, artesãos, arquitetos, designers e outras pessoas criativas e artísticas são bem-vindas para apresentarem um projeto para a seleção, desde amadores e desconhecidos até profissionais e famosos.
Desde 1999, a exposição já passou por mais de 55 cidades em todo o mundo, incluindo Chicago (1999), New York City(2000), Londres (2002), Tóquio (2003) e Bruxelas (2003). Dublin (2003), Praga (2004) e Estocolmo (2004), Cidade do México (2005), São Paulo (2005), Curitiba (2006), Belo Horizonte, (2006), Boston (2006) Paris (2006), Rio de Janeiro (2007), Milão (2007) e Istambul ( 2007), Madrid (2008), Taipei (2009). 

Porto Alegre - A capital sulista bateu recorde em número de artistas inscritos no país. O galpão onde dezenas de vaquinhas da CowParade estão sendo produzidas não deixa dúvidas: a edição gaúcha do maior evento de arte urbana do mundo tem tudo para ser um dos mais criativos e esteticamente impressionantes já realizados em solo brasileiro.
Depois de passar por São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a CowParade começa a tomar forma na capital sulista, com esculturas que prometem atrair todos os olhares nas ruas de outubro a dezembro deste ano. “Quando abrimos as inscrições, houve uma mobilização incrível em Porto Alegre. Recebemos quase 800 projetos, num recorde nacional. Pelo que vimos, os gaúchos têm um excelente potencial artístico”, afirmam Ester Krivkin e Catherine Duvignau, da Toptrends, empresa que traz a CowParade no Brasil.
Dos 70 artistas selecionados para customizarem suas vaquinhas, poucos têm renome nacional ou uma ampla carreira artística. De designers a publicitários, passando por grafiteiros, arquitetos e tatuadores, o universo e diversidade de talentos dá uma prévia do quanto será heterogênea esta mostra urbana.
Um dado importante que empolga os artistas gaúchos ainda mais na hora de pintar as esculturas é que todas as vacas serão leiloadas e o dinheiro arrecadado será revertido para entidades beneficentes, como é de praxe em todas as edições da CowParade no mundo.

Site do evento em Porto Alegre:
Site internacional, com eventos de outros países, incluindo vídeos, fotos, slides, etc:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui