Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

ONG 4Cantos do Mundo por um mundo melhor

Em 2002, em Belo Horizonte, do encontro de um grupo de jovens mobilizados pela vontade de realizar ações socioambientais que levassem mais consciência, atitude e esperança às pessoas, surge a ONG 4Cantos do Mundo. A entidade se dedica à construção de um mundo melhor, mais humano e sustentável, tendo como foco a temática ambiental. 
Para isso, a ONG promove a educação ambiental, a participação política (não partidária), a mobilização artística e cultural e a pesquisa de tecnologias sociais. Palco de discussões, práticas e projetos, agora, a ONG cede seu espaço para a execução de um Telhado Verde, e implantação de um sistema de Drenagem e Irrigação de baixo custo.
A 4Cantos do Mundo se fortalece a cada atitude, e sua colaboração na doação de espaço para a realização do curso, que tem em si o mesmo ideal da instituição, consiste num desses momentos de troca de forças. Além das atividades já estabelecidas na área Ambiental, a instituição terá prazer em receber as alterações que o curso trará para espaço.

Eixos de trabalho - A proposta de um telhado que possibilite o plantio e melhore as condições acústicas, térmicas e visuais, nasceu nos século 19, mas somente na última década vem sendo utilizada. Aumentando as opções de construção, privilegiando as questões ecológicas e contrapondo-se ao modelo convencionalmente usado nas grandes cidades, o Telhado Verde é uma ótima opção pois possui preço acessível, otimiza o espaço e sua utilização condiciona um ambiente mais agradável.
O crescimento das cidades diminui gradativamente a área de percolamento das águas. A diminuição de áreas verdes e o aumento de áreas construídas ainda contribuem para enchentes e alagamentos. A otimização da drenagem diminui estes riscos, uma vez que facilita o percolamento da água no solo, e garante melhor utilização da água. Além das vantagens já citadas, o Telhado Verde executa a função de captar e destinar as águas pluviais, que irão nutrir as plantas do próprio telhado e serão direcionadas para o quintal, através de um projeto de Drenagem. A execução das vias de drenagem pretende mostrar que mesmo com poucos recursos é possível facilitar o escoamento das águas nos centros urbanos, além de favorecer a irrigação de plantas que, neste caso, oferecem alimento e beleza.
A Permacultura permite uma existência humana coerente dado que propõe um modelo de desenvolvimento infinito e completo. Este sistema de design é baseado na observação de sistemas naturais, na sabedoria contida em sistemas produtivos e no conhecimento moderno, científico e tecnológico; os sistemas devem ser ecologicamente corretos, economicamente viáveis e sustentáveis a longo prazo; as necessidades energéticas devem ser supridas pelo próprio sistema (pequenas ou grandes propriedades).
A ética na Permacultura envolve três níveis de princípios: o cuidado com a terra, com as pessoas e a justa partilha dos excedentes.

VEJA DETALHES EM http://quintalvivo.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui