Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Jornalismo precisa ser só com notícia ruim?

Nããããããoo!!!
Claro, sabemos: violência, derramamento de sangue e outras mazelas da vida rendem boa audiência e, por isso, empresas de jornalismo dão ênfase ao terror nosso de cada dia. Mas aqui e ali, felizmente, há exceções. Dá pra cavocar e cavocar, e encontrar canais de jornalismo não apelativo. Aliás, jogue no Google a expressão "notícias positivas" e você vai ver que o lado luz da coisa está crescendo... Confira vários espaços bacanas que o OutroMundo descobriu na rede por aí. Começamos pelos trabalhos internacionais e depois indicamos os brasileiros. Te liga!!


POSITIVE NEWS/REINO UNIDO - Nascido no Reino Unido no início dos anos 90, “Positive News” é uma organização simples mas revolucionária. Traz reportagens sobre pessoas, acontecimentos e influências que estão ajudando a criar um futuro mais positivo nas áreas de sustentabilidade, educação e justiça social. Hoje, o jornal tem circulação global de mais de 100.000 exemplares, com demanda crescente.
O grupo edita também uma revista trimestral e um programa de rádio.
Além da publicação original na Inglaterra, já existem edições em Hong Kong, Espanha, Argentina e Alemanha.
http://www.positivenews.org.uk/

POSITIVE NEWS/ESTADOS UNIDOS - Com sede em Nova Iorque, em rede com a matriz inglesa,“Positive News/US” apresenta notícias mundiais nas áreas de sustentabilidade, igualdade social, educação e traz ainda uma mensagem clara de que "um outro mundo é possível". Além da página web, publica jornais inteiramente impressos em papel reciclado com tintas à base de soja, o distribuídos em cafés, restaurantes de alimentos naturais, lojas, escolas e locais de negócios em todo o nordeste.
A tiragem mais do que duplicou em um ano e o trabalho conta com patrocinadores e um número crescente de voluntários para distribuição. Juntou-se à rede um bom número de escritores locais, artistas e ativistas interessados em trazer histórias inspiradoras para a comunidade. Entre eles, está o ex-deputado Marty Luster, que colabora como co-editor.
http://www.positivenewsus.org/content/home/default_html.html

ARGENTINA - “Noticias Positivas” é o primeiro meio de comunicação na Argentina especializado em troca de informações. Criado por jornalistas para divulgar tendências e propostas positivas, regionais e internacionais, com objetivo de inspirar ações locais. Desde 2004, desenvolve ferramentas de desenvolvimento educacional, apresentando palestras e audiovisuais em vários colégios. Em 2005, ganhou programa de rádio.
Os coordenadores, então, contataram o “Positive News” inglês e, mais adiante, o “Noticias Positivas” da Espanha, quando se inicia uma sólida aliança que serviu de base para dar forma ao “N+” da Argentina.
http://www.noticiaspositivas.org/

Também na Argentina, a “Noticias Positivas” (N +) é uma agência de comunicação que divulga todas as iniciativas novas, como comércio justo, economia alternativa, energias renováveis, projetos educacionais que promovem a paz entre os povos, etc. Aposta na força das redes e estimula conexão entre instituições e indivíduos que estão desenvolvendo conceitos positivos, agregando sinergia.
O site faz parte da “Positive News Association” e baseia-se em contribuições de voluntários. Está atualmente trabalhando em coordenação com “Notícias Positivas” do Reino Unido, USA, Espanha, Hong Kong e Alemanha, além de centros de educação internacionais no Canadá e na África. A fim de criar valor social, fornecendo conteúdo inovador na área de rádio, o “N +” aliou-se à Air Rádio e começa a crescer em audiência. Hoje, tem transmissões em 150 estações de rádio em toda a América Latina.
http://www.noticiaspositivas.net/

MÉXICO - Editado em Aguascalientes, “El Positivo” se tornou semanal depois de efetuar aliança com o “Noticias Positivas”. Mais recentemente, também está conectado com o “Positive News”.
Fundada em 1993, a publicação se centra em temas que raramente são cobertos pelos meios de comunicação, e promove muitas pessoas e empresas que estão trabalhando para criar um mundo mais saudável, humana e ecologicamente sustentável.
http://elpositivo2009.wordpress.com/

CELEBRIDADES POSITIVAS - O Hallmark Channel criou o "Celebrity Good Life", um site para publicar apenas noticias positivas sobre celebridades. Considera o empreendimento um 'anti-TMZ', referindo-se ao programa de fofocas que publica escândalos envolvendo famosos do entretenimento, esporte e política. Além de casamentos, filhos, casas bonitas e tal, as notícias darão conta de trabalhos beneficentes e gestos de cavalherismo das estrelas.
O público-alvo são pessoas que estão "cansadas da baixaria", afirmam os produtores. Como exemplo, o site traz à cena artistas comprometidos com a educação de crianças em todo o mundo, noticiando que o comediante e ator Ben Stiller viajou recentemente para Uganda em apoio ao projeto “Save the Children”.
http://www.celebritygoodlife.com/

EDITORES MUITO JOVENS - O site americano “Weekends News Today” coleta notas de jornalismo que tenham um aspecto positivo. "Acreditamos que virtude, heroísmo e boa fé são notícias quentes", explica a auto-apresentação.“É por isso que nós trazemos notícias de última hora, orientadas para levantar o moral e inspirar vidas”.
O bacana da homepage são seus editores, todos jovens. O editor senior é o Max Jones, um garoto natural de Orlando (Flórida), de apenas 12 anos. A ideia do site dele, que tem o sonho de ser jornalista e parece já estar no bom caminho: ambiciona presidir uma rede de estações web.
http://www.hnheadlines.com/

ROMÊNIA - O parlamento de lá aprovou uma emenda à lei de transmissão que obriga as emissoras de televisão e rádio a difundirem notícias positivas em pelo menos metade da sua programação.A União dos Jornalistas Profissionais da Romênia considera a proposta uma "censura" ao conteúdo, acrescentando que é "impossível estabelecer quando é que um assunto é positivo ou negativo". Também o Clube Romeno de Imprensa (CRP) já veio protestar contra a emenda e pediu que o presidente Basescu não a sancione.


OUTRAS LINHAS
Vida moderna, tecnologia, curiosidades
http://www.bemlegaus.com/

Cultura de paz, cosmoética
http://www.global-caring-ethics.com/
http://www.worldpeaceconference.org/

Prestigie também os trabalhos nacionais

SunNet
O portal publica notícias sobre pessoas, redes e entidades que estão ajudando a construir uma nova realidade, mais justa e solidária. Em sua apresentação, o site afirma que pratica a mídia do terceiro milênio, onde, "diferentemente da 'velha mídia', somente propagamos aquilo que constrói. Fazemos assim porque acreditamos que 'somos seres de referência' e tudo aquilo que de alguma forma entramos em contato serve como inspiração para nossos sonhos, pensamentos e ações". Assim, o portal traz bons exemplos e iniciativas através de editorias como de economia solidária, cultura popular e ancestral, redes alternativas, agricultura sustentável, etc.
http://www.sunnet.com.br/home

Boas Notícias Net
Notícias gerais do cenário nacional, cidadania, cultura pop, política, ecologia, etc. Apresentação com resumos de matérias e links "Leia Mais".http://www.boasnoticias.net/

365 dias que acalmaram o mundo
Editado por Julia Lordello, jornalista e publicitária, o blog escolhe uma notícia boa do mundo por dia, faz um resumo semanal e traz convidados de destaque para contar de seus trabalhos por um planeta melhor.http://365diasqueacalmaramomundo.zip.net/oblog

Anjo de Luz
Coordenado pela escritora Regina Sylvia (Fada San), o site exibe conteúdo de espiritualidade aquariana, incluindo fórum e rádio web. Traz uma interessante seção com vários links para outros sites que fazem parte da "Internet de Luz".http://www.anjodeluz.com.br/a_internet_de_luz.htm



Um comentário:

  1. Dou a maior força pra vocês,continuem positivos o mundo precisa disso!Namasté.

    ResponderExcluir

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui