Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Parto orgásmico: poder e prazer muito possíveis

Dar a luz parece quase sinônimo de dor e sacrifício. Mas quem acha que é impossível sentir prazer ao parir - e até mesmo ter orgasmo nessa hora - é bom conferir o documentário Orgasmic Birth. O filme acompanha de perto 11 mulheres que, num trabalho de dar a luz o mais natural possível, gemem, beijam, riem e até gozam. Especialistas no assunto, médicos e parteiras, explicam porquê.

"Se você não sabe das opções que tem é como se não tivesse nenhuma. Espero que ‘Parto Orgásmico’ seja mais que um filme, seja um movimento. As mulheres devem poder escolher a forma como querem ter seus filhos. Dar à luz é um direito humano."
Debra Pascali-Bonaro, diretora do documentário


Isto é demais!! Parto orgásmico não só é possível como é muito mais comum do que parece. O debate pode ser recente, mas a possibilidade de se encarar o parto como um evento pleno de prazer é tão antiga quanto a própria humanidade.
Por isso, desafiando o mito de que é doloroso e perigoso por natureza e deve ser deixado nas mãos dos médicos, o filme mostra as potencialidades emocionais, espirituais e físicas do parto, monitorando de forma íntima 11 mulheres que num trabalho de dar a luz o mais natural possível, gemem, beijam, riem e chegam ao gozo.
Esse é o primeiro filme de Debra Pascali-Bonaro, que até ter tido a idéia do filme, nunca havia pensado em fazer cinema. Há anos dando apoio psicológico a mulheres durante o parto, ela contou ter sonhado que fazia um filme sobre o tema. Fez cursos de produção cinematográfica e, dois anos depois, surgiu o documentário, que tem sido exibido em festivais de cinema e sessões fechadas, inclusive no Brasil.

Chega de dor!
A forma de parto proposta no filme é bem diferente da geralmente praticada nos hospitais, batendo de frente no mito da dor. Os depoimentos de vários especialistas no assunto, médicos e parteiras, junto com as mães, comprovam que estatisticamente esta é uma forma de parir mais saudável e mais segura, tanto para a mãe quanto para o bebê.
O obstetra Ricardo Jones, integrante de redes internacionais pela humanização do parto, é um dos consultores que integram o documentário. Ele explica no site Absoluta que, durante o trabalho de parto, as mulheres liberam ocitocina, o mesmo hormônio produzido durante a relação sexual, e traça também outros paralelismos entre parto e sexualidade. Um orgasmo em pleno parto não deve ser um objetivo nem é uma "técnica" mas, segundo o obstetra, ele pode ocorrer naturalmente em uma mulher de mente aberta e que seja menos refém dos preconceitos e engessamentos culturais. Então, por este e outros tantos motivos, qualquer mulher, dadas as condições de intimidade, privacidade, carinho e respeito, pode ter um parto empoderador e orgásmico.
Que segredo bem guardado este!

PARTO ORGÁSMICO - (Orgasmic Birth)
De Debra Pascali-Bonaro. Documentário. Estados Unidos, 2007. 87min.
http://www.orgasmicbirth.com/

http://www.absoluta-online.com.br/conteudo_vivencias_atitude_partoorgasmico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Ocorreu um erro neste gadget

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui