Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Armazém global de sementes: a arca de Noé da Era de Aquário em pleno gelo ártico


Parece coisa de filme de James Bond, o Agente 007... Com a participação de nações dos quatro cantos do mundo, inclusive o Brasil, no ano passado foi inaugurada uma super caixa-forte gelada, no Ártico, para preservar um tesouro de valor incalculável: trocentas amostras de sementes das plantas cultivadas pelos terráqueos. A base foi projetada para resistir a mudanças climáticas, desastres naturais e até mesmo a uma guerra nuclear.
Pelo tom do projeto, essa caixa-forte do fim do mundo ganhou o apelido bíblico de “Arca de Noé”.


Erguido no geladíssimo arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico, o Armazém Global de Sementes deseja funcionar como uma espécie de apólice de seguro para garantir a segurança biológica das gerações futuras. Um “Jardim do Éden de gelo”, como rotulou José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Européia, na inauguração da base.
“Erguido” é força de expressão. Na verdade, é cavado mesmo. A caixa-forte fica a uma profundidade de 120 metros e tem capacidade para armazenar 4,5 milhões de amostras de todo o planeta. Svalbard, a apenas mil quilômetros do Pólo Norte, já é um lugar extremamente frio, mas um sistema especial de refrigeração manterá a temperatura no interior do armazém em pelo menos -18ºC. Segundo especialistas, as sementes podem durar mil anos se conservadas a essa temperatura.
A arca vegetal é resultado de uma parceria entre a ONU e o governo norueguês, que gastou o equivalente a US$ 9,1 milhões na obra, que levou menos de um ano. Mas ninguém será dono da chave, é patrimônio de todo o planeta. Outros países podem depositar suas sementes no silo sem pagar aluguel e retirar as amostras de acordo com sua necessidade. No caso brasileiro, a Embrapa tem o 7º maior banco genético do mundo. Só no Brasil, existem outros 30 desse tipo, ora vejam!! Sintoma de que não estamos tão mal na parada assim... :)

Tem gente tramando por trás?
As mudanças climáticas foram motivações iniciais do projeto, mas não a única razão. Nos últimos anos, diversos países tiveram seus bancos de sementes destruídos, como Iraque e Afeganistão, assolados por guerras, ou Filipinas e seus desastres naturais.
A escolha do local não foi à toa. Como o arquipélago é próximo ao Pólo Norte, o clima e a geologia são ótimos para esse tipo de armazenamento. Além disso, a área tem baixo nível de radiação, o que possibilita que o DNA das plantas não seja modificado com o tempo.
A galera mais alinhada nas questões conspiratórias considera que os governos das nações desenvolvidas estejam tramando algo secreto neste megaprojeto. Eles podem estar já sabendo algo que nós, humanos mortais, ainda não conhecemos a respeito do futuro planetário. O diretor do projeto, Kerry Fowler, por exemplo, afirmou na inauguração que a iniciativa quer salvaguardar a agricultura mundial no caso de catástrofes como guerras nucleares e mudanças climáticas, ahã, mas também citou a queda de asteróides (!).


MAIS INFO, VÍDEOS, FOTOS, ETC., NO SITE OFICIAL:
http://www.croptrust.org/main/arcticseedvault.php?itemid=211

IMAGENS EM VÍDEO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui