Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Nadismo: um clube pra fazer exatamente nada


Ficar às vezes sem fazer nada é uma delícia! Mas pra muita gente não é tão fácil quanto parece... Na doideira da vida moderna urbana, desaprendemos a parar. Quando ficamos quietos, sem fazer nada, dá até sentimento de culpa... Pois o Clube de Nadismo foi criado exatamente para dar um stop nessa correria. São encontros públicos e gratuitos, em parques ou outros locais de alto astral, onde o povo se reúne pra exercitar essa sabedoria esquecida: não fazer nada, sem culpa, sem estresse. Tem gente que no início nem consegue, tal é o loucuredo da vida.
Quer experimentar? Dá pra se associar e ficar por dentro dos próximos eventos.

Quem está buscando mais qualidade de vida sabe que a correria do dia-a-dia é o principal fator de estresse. Quando não temos mais tempo pra nada, quando estamos sempre ocupados e com pressa, sentimos que é impossível ficar sem fazer nada, mesmo por um minuto. Por isso é tão difícil parar, desligar, desconectar... É como se fosse proibido! Ficar sem fazer nada parece perder de tempo, parece ser algo inútil e, ao mesmo tempo, nos gera ansiedade e sentimento de culpa. Viver nesse ritmo é muito ruim e acabamos tristes e doentes.
Isso precisa mudar!
O “nadismo” é essa mudança de consciência. É se dar conta de que é importante parar. É perceber que as pausas são vitais para a nossa saúde e que todos devem ter o direito de ficar sem fazer nada de vez em quando.
Com data e horário combinados, o Clube de Nadismo cria encontros onde a galera se reúne especificamente para não fazer nada, inclusive com direito a uma barraca em forma de cubo onde pode a pessoa pode ficar mais consciente ainda do que é “nadear”. A divulgação da função na imprensa acaba indiretamente estimulando a reflexão da sociedade sobre o excesso de atividade, a pressa, ansiedade e estresse resultantes do estilo de vida acelerado. Tema que vem sendo abordado por estudiosos como Carl Honoré/“Devagar” (movimento Slow), Domenico De Mais/“O Ócio Criativo” e Dr. David Kundtz/ “A Essencial Arte de Parar”.

O fundador do inusitado clube e promotor dos eventos é o designer gaúcho Marcelo Bohrer (que também aparece deitado na foto grande). Ele próprio teve um tilt sério por conta do estresse e depois, então, resolveu fazer experiências para testar por que hoje em dia as pessoas não conseguem parar.

O insight lhe caiu quando esteve em Londres. Ele conta:
- Quando estive lá, fiz uma placa que, de um lado, dizia em inglês "Você está com pressa, muito ocupado, muito estressado?". E do outro: "Faça nada! Aprenda uma lição aqui e agora. 10 libras = 10 minutos". Fui três dias para a entrada da estação de Liverpool Street, onde há muitos escritórios, e fiquei parado lá na hora do pique, esperando a reação das pessoas. Ganhei a simpatia da maioria dos transeuntes, o interesse de muitos, que comentavam "Com certeza!", "Você está certo!", e até uma doação para a "causa". Contudo, as pessoas pareciam ter um bloqueio que as impedia de parar, mesmo demonstrando intenção. Para essas que hesitavam e seguiam, eu dizia: "Apenas reflita, todo mundo tem 10 libras, mas ninguém tem 10 minutos".
Em 2006, fundou o Clube, que teve seu lançamento oficial no Brasil, já passou por capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, e também teve suas andanças internacionais, como Nova Iorque, em pleno Central Park. Atualmente o clube já conta com mais de seis mil sócios.
Marcelo também lançou o livro "Nadismo - Uma Revolução Sem Fazer Nada". Em entrevista no programa de Jô Soares, mostrou uma edição em pré-lançamento: no interior, todas as páginas estavam em branco, para espanto do apresentador, hehe.

Resumindo...
Ficar às vezes sem fazer nada é uma delícia! Mas pra muita gente não é tão fácil quanto parece...
É simples, na hora em que você quiser parar, decida que esse é o SEU momento de nadismo. Dê a você mesmo esse direito! Podem ser apenas alguns minutos, meia hora, a tarde toda... E tem uma, hein? Dormir não vale. Dormir não é exercitar o nada conscientemente. Nadear é mais do que isso...


Saiba mais sobre o Clube de Nadismo e as cidades e datas onde acontecem os encontros em www.clubedenadismo.com.br

Comunidade no orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=11290065

Blog
http://clubedenadismo.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Um outro mundo é possível, com muito mais paz e harmonia. Esse é o caminho!
    Parabéns pelo novo site!!!
    Grande abraço!
    Marcelo Bohrer

    ResponderExcluir

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Ocorreu um erro neste gadget

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui