No final de janeiro agora, o Fórum Social Mundial volta a Porto Alegre, celebrando dez anos de existência. Não é pouca coisa, hein? Uma década de Fórum!! OutroMundo super assina embaixo de todos esses esforços por comunhão, diálogo e pela esperança e sua luta concreta por um outro mundo possível.
A agenda de mobilização envolve todo o planeta, através de fóruns locais, regionais, estaduais e internacionais, mas o foco central estará na capital gaúcha, considerada “berço” do FSM. A diferença é que desta vez a estrutura é descentralizada: POA não concentrará a programação, as cidades vizinhas da Região Metropolitana é que abrigarão as principais atividades. Sempre em destaque especial, o Acampamento da Juventude será em Lomba Grande, NH. Veja detalhes aí.
Em função do que representam esses dez anos, o Fórum Social Mundial 2010 será descentralizado. Enquanto na capital rolam seminários de avaliação da primeira década e projeção dos próximos anos, nas manhãs dos dias 26, 27 e 28 de janeiro, os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas manterão agenda intensa de atividades nestes mesmos dias, nas tardes e noites. E os mais de 60 grandes nomes da intelectualidade mundial convidados para os seminários também circularão por estas cidades, participando das atividades autogestionárias propostas pelos movimentos sociais da região. A novidade é significativa e intencional, e dá margem às discussões necessárias a respeito da organização urbana, das metrópoles e cidades, e sua relação com os meios rurais.
A tribo do Acampamento - Novo Hamburgo abrigará o
Acampamento Intercontinental da Juventude, entre os dias 18 e 28 de janeiro. Com o tema “Os Movimentos em Mo

vimento”, o Acampamento será construído na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande (foto à direita), bairro rural que possui atividades de agricultura familiar orgânica, que já conta com muitos jovens protagonistas da defesa da agroecologia. A coordenação tem como estimativa a presença de 10 mil jovens e ativistas de todo o mundo, com destaque para a América Latina.
Na primeira edição do encontro, em 2001, em Porto Alegre, o Acampamento serviu apenas como uma alternativa barata de acomodação mas, a partir já de sua segunda edição, em 2002, também na capital gaúcha, ele passou a representar um espaço autônomo de vivências, uma espécie de ‘cidade-conceito’ ideal, segundo a visão dos movimentos sociais da sociedade civil.
Este novo formato foi decisivo inclusive para o surpreendente crescimento do Fórum Social Mundial nos anos seguintes, graças à decisão, protagonizada pela Juventude Mundial, dos Acampamentos adotarem dimensão própria, não apenas complementar à agenda “principal” do FSM.

Seguindo esta lógica, espaços foram sendo criados, edição a edição, de acordo com as demandas apresentadas pelos movimentos sociais, que passaram a ocupar este território livre. Para a edição de janeiro, entre outras “atrações” bacanas, o Acampamento traz
Tenda Ambiental, Cidade Hip, Aldeia da Paz/Calendário Maia (foto),
Feira de Trocas Solidárias, Espaço Acampadinhos, Feira Orgânica, etc.
O público do Acampamento Intercontinental da Juventude é amplo: compreende que ‘jovem’ é todo aquele com espírito de mudança e disposição para que ela aconteça. Sinta-se convidado, ok?
No site http://acampamentofsm.org.br , você encontra todos os detalhes de inscrições, voluntariado, campanhas, localização, contato, etc. Também há cadastro para rede social e newsletter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário