Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

EcoAldeia de Paz: um acampamento de ciência, arte e espiritualidade

A Aldeia de Paz se consolida dentro FSM como um espaço bem transdisciplinar, aplicando na prática as ferramentas para a construção do novo mundo possível que o Fórum busca, transitando seu foco entre ciência, arte e espiritualidade. Entre os temas, rolarão permacultura, alimentação consciente, terapias holísticas, espiritualidade ecumênica, cidadania planetária e economia solidária. Presente em cinco edições do Fórum, desta vez o agito acontece entre dias 25 e 29 de janeiro. Belo golaço da articulação dos movimentos ecologistas, espirituais, indígenas e artísticos.


Agora em Lomba Grande, Novo Hamburgo, na grande Porto Alegre, o Acampamento Intercontinental da Juventude vai para sua décima edição no Fórum Mundial Social/2010. Dentro dele, a EcoAldeia da Paz funciona como um fervilhante caldeirão cultural. O espaço focalizará a integração de experiências de ecovilas e suas ferramentas ligadas à construção desse novo mundo possível. Entre elas, rolarão permacultura, biorregionalismo, alimentação consciente, terapias holísticas, espiritualidade ecumênica, cidadania planetária e economia solidária. Presente nas cinco últimas edições do Fórum, agora o agito acontece entre dias 25 e 29 de janeiro.

EIXOS TEMÁTICOS
A Ecoaldeia reservará espaços para os Círculos de Visões direcionados aos eixos temáticos.

1. Ecopedagogia e práxis da Cultura da Sustentabilidade
2. Comum unidades e assentos humanos sustentáveis
3. Espiritualidade e Política, uma integração necessária
4. Consumo Sustentável como ferramenta de emancipação socioambiental
5. Medicina e Terapias Integrais para a cura individual e planetária
6. Mudanças Ambientais e Climáticas Globais - Como lidar com o irremediável.
7. As redes de Cultura de Paz e suas ações glocais (global-local)
8. Software Livre, Hardware Livre, Conhecimentos Livres e Cultura Digital Sustentável


PONTOS DE CONVERGÊNCIA
A tão esperada transformação planetária se aproxima, e cada vez mais é preciso potencializar as chaves para a mudança global de paradigmas. Inspirados por convergência e ação, são estes os pontos:

1 - Tenda Galáctica
A ecumênica tenda de cor branca será a estrutura central das atividades na EcoAldeia como: Círculos de Visões, Atrações Musicais, Danças Circulares, Oficinas, Vivências e espontaneidades afins.

2 - Temazcal – “Sauna Sagrada”
Espaço para rituais sagrados de equilíbrio energético, conhecido como Tenda Indígena do Suor ou Sauna Sagrada. Ali, serão realizados rituais de purificação e limpeza.

3 - Tenda da Cura
Área para intercâmbio de práticas, ensinamentos, cursos e curas que buscam o resgate da medicina integrada com a tríade: mente, corpo e espírito.
Serão praticadas técnicas de massagens, Reiki, Florais, Fitoterapia, etc.

4 - Tenda da Lua
Espaço para a reunião da energia feminina, compartilhando de forma sagrada e ritualística suas experiências, conhecimentos e visões.

5 - Flor das Abelhinhas
As crianças representam a nova consciência e serão os futuros guardiões do Planeta. Na EcoAldeia, há espaço para as mães, pais e crianças, onde acontecerão atividades ecopedagógicas, oficinas, brincadeiras, jogos e apresentações infantis.

6 - Cozinha Mundi
Baseada na alimentação natural e orgânica, a cozinha comunitária será autogerida. Espaço aberto para a manifestação dos diversos coletivos e indivíduos da Aldeia.

7 - Vila Biorregional
Área da gestão interna da Aldeia onde irão permanecer acampados os focalizadores. Serão encaminhados temas como a gestão do lixo seco e compostagem, segurança, sinalização, saneamento, água, saúde, disposição das barracas, comunicação e programação interna da aldeia.

8 - Espaço Solidário
Ponto de convergência de trocas e comercialização de produtos artesanais, roupas, bens culturais e alimentação natural produzida na EcoAldeia. Acontecerá o Mercado de Trocas Solidário, utilizando a moeda social “Cristal” (criada durante a concepção do Encontro Internacional Chamado do Beija Flor), difundindo assim uma das principais práticas da Economia Solidária.

9 - Fogo Sagrado
No espaço da fogueira central da EcoAldeia serão realizados círculos e rituais ecumênicos. O fogo permanecerá aceso durante todo o funcionamento da Aldeia.

10 - Palco Mágico de Arte Planetária
Palco para apresentação de shows de música, teatro, poesia, dança e saraus culturais.

11 - Produtora Cultural Colaborativa
Espaço destinado à comunicação livre e colaborativa. Participantes deste espaço serão responsáveis por registrar a construção da aldeia e elaborar os conteúdos educativos e de registro que serão incorporados ao Acervo e ao Banco de Boas Práticas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ACAMPAMENTO
DETALHES DA ALDEIA

CONTATOS
Thomas Enlazador -
ecopedagogia@gmail.com
Eduardo Cezimbra - ecezimbra@gmail.com

FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui