Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Preste mais atenção nessas amigas... as árvores!!!

As árvores estão aí! Nem parece, né? Na corrida do dia-a-dia, passamos reto por elas nas ruas, nem vemos, ou em nosso olhar elas figuram como objetos inanimados de cenografia, como postes e sinais. Esquecemos que são seres vivos. E nossas amigas!
Entre os raros movimentos de percepção mais funda sobre nossas aliadas, um site brasileiro estimula que as pessoas mandem fotos de árvores urbanas para disponibizá-las na web. É pouco mas o esforço coletivo é um bálsamo em meio a tanta inconsciência.

Na realidade, as árvores sempre estiveram por aqui. Elas cobriram a Terra desde os seus primórdios com um imenso manto verde e a colocaram em ressonância direta com a vida cósmica. Foi assim que a prepararam para receber a vida humana.
A humanidade só agora começa a percebê-las melhor. Um exemplo é “Árvores Urbanas”, um movimento que busca reconstruir a aproximação das pessoas com o reino vegetal através do reconhecimento, respeito e proteção das árvores adultas inseridas no contexto das cidades - freqüentemente pouco aconchegante para elas.
Ao jogar com o olhar fotográfico, a página tenta um recurso de sensibilização que ajuda a a revelar toda a sutileza daquilo que está por trás da comunicação entre as pessoas, sensíveis ao contato com a energia que promove a vida, e as árvores.

COMO PARTICIPAR
Você não precisa ser um fotógrafo profissional para participar. Basta enviar a foto da sua árvore urbana, informando o endereço (nome da rua e da cidade), uma breve descrição da cena e, se possível, o nome da espécie fotografada. Você ainda pode mandar uma sugestão de árvore a ser fotografada, basta informar o local (se não puder fotografá-la, o site publica então a sugestão para que alguém se disponha a fazê-lo). As imagens devem ter o tamanho mínimo de 800X600 pixels e serão publicadas, após seleção, ficando livres para download.  Envie para o e-mail: contato@arvoresurbanas.com.br
Confira as fotos que estão no ar e outros detalhes de participação em http://www.arvoresurbanas.com.br/

PLANTE ÁRVORES, PLANTE ÁRVORES, PLANTE ÁRVORES!!!
Você pode plantar árvores mesmo dentro de pequenos apartamentos. Elas precisam apenas de atenção, água, um pouco de terra, luminosidade e espaço que devem ser adequados para cada espécie (inicie essa pesquisa na internet). Veja algumas dicas iniciais em PLANTANDO ÁRVORES. Sabemos de pessoas que chegam a ter mais de cem mudas de árvores plantadas dentro de apartamentos pequenos, muito pequenos, mesmo. Depois que elas estiverem com um tamanho apropriado, você pode direcionar para um sítio, colocá-las para adoção por pessoas que se comprometam em cuidar bem delas, pode plantar em algum espaço comunitário perto da sua casa, ou no seu próprio pátio, ou ainda pode descobrir a maravilha que é cultivar um bonsai!!
Veja também:
VARANDA VIVA
http://avarandaviva.blogspot.com/
Plantas comestíveis, alimentação viva, a vida sem paredes...
ÁRVORES NA CIDADE
http://arvoresnacidade.blogspot.com/2009/06/arvore-cidada-o-rg-da-arvore-cadastre.html
Bom conteúdo sobre árvores urbanas e o crescimento da natureza nas cidades

“Agradecemos à humanidade por nos plantar em tão grandes extensões, o que nos permite regenerar a qualidade da terra. Sabe, as árvores são como uma pele protetora do planeta e nessa pele efetuam as mudanças necessárias. Somos as sentinelas externas dessa mudança, capazes de fazer um trabalho que outros jamais poderiam. Damos glória por isso; um sublime louvor sai de nós como o perfume sai de uma flor. É um louvor que abençoa a todos os que vêm à nossa aura e nela descansam. Porém, os que estão autocentrados demais se fecham para as nossas qualidades e não sentem a nossa vida conscientemente. Não obstante, na nossa presença todos são influenciados em certos níveis; ninguém pode entrar em nossas florestas sem fazer alguma sintonia conosco.”

Mensagem canalizada do Pinheiro-da-Escócia ou Pinheiro-Silvestre, livro “O Chamado das Árvores” de Dorothy Maclean. O site original do livro pode ser visitado no link: www.callofthetrees.com


Foto de abertura: Eliana Lúcio

Um comentário:

  1. "Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore."

    Martín Luther King


    Paz e Luz
    Val

    ResponderExcluir

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui