Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dia Mundial Sem Carro


Todo ano, em 22 de setembro, rola em vários países o Dia Mundial Sem Carro, um manifesto em escala planetária que defende a revitalização das cidades, buscando garantir um futuro sustentável. O movimento enfatiza o uso de bicicletas e transportes coletivos como solução ecológica. A mobilização é a maior convocação mundial para conscientização e atuação contra os efeitos negativos do uso excessivo do carro sobre as pessoas e o meio ambiente decorrente. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.

O DIA MUNDIAL SEM CARRO/ World Car Free Day é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.
No Brasil, a iniciativa é apoiada por várias comunidades e coordenado por organizações não governamentais como Transporte Ativo e Rua Viva.
A campanha e seus apoiadores entendem que a opção das cidades em favor do automóvel foi equivocada por tratar-se de um meio de transporte altamente poluidor e destruidor do espaço urbano. Como alternativa, propõem a reconversão das cidades para favorecer meios sustentáveis de mobilidade, elegendo a bicicleta e os meios de transporte coletivos como expressão da sustentabilidade. 
Com cidades tendo um trânsito mais calmo, as pessoas tenderiam a caminhar mais, resgatando os espaços públicos e alcançando um novo conceito de qualidade de vida. 

"Não queremos apenas um dia de celebração" - No evento, as pessoas do mundo inteiro se reúnem nas ruas, cruzamentos e blocos residenciais para lembrar que nós não temos que aceitar a nossa sociedade dominada pelos carros.
Mas os organizadores não querem apenas um dia de celebração e, em seguida, um retorno à vida "normal". Quando as pessoas saem de seus carros, eles devem ficar de fora deles. Cabe a nós, cabe às nossas cidades e a nossos governos ajudar a criar uma mudança permanente para beneficiar pedestres, ciclistas e outras pessoas que não dirigem carros.


Mudança de hábitos - Por mais que, num primeiro momento, o problema possa parecer complexo demais para fazermos parte de sua solução, simples mudanças de hábitos ajudam (e muito) a combatê-lo ou minimizá-lo. Veja abaixo algumas delas:

:: Planeje seus deslocamentos
:: Percorra distâncias curtas a pé ou de bicicleta
:: Utilize transportes coletivos pelo menos um dia por semana para ir ao trabalho
:: Prefira meios de transportes limpos aos poluentes
:: Quando utilizar o carro, dirija com economia
:: Prefira automóveis com motores movidos a álcool (combustível menos poluente do que a gasolina)


Podemos ainda cobrar das autoridades públicas de nossas cidades medidas que facilitem este movimento. Listamos algumas delas:

:: Renovação/expansão da frota e capilaridade dos sistemas de transportes coletivos (como ônibus, metrô e trem)
:: Criação/expansão de ciclovias nas cidades
:: Aluguel de bicicletas públicas
:: Criação de bicicletários (estacionamentos públicos de bicicletas) em pontos estratégicos
:: Rodízio de veículos

Note que são atitudes relativamente simples de serem tomadas e que, sem dúvida, somadas, têm um efeito mitigatório significativo sobre os problemas ambientais enfrentados atualmente pela nossa sociedade. E o que não faltam são alternativas, não é mesmo?
E você, vai tirar o carro da garagem no dia 22 de setembro?

FONTE: www.worldcarfree.net/wcfd/

Coletivo de Mobilização do Dia Mundial Sem Carro/SP: http://www.diamundialsemcarro.org/
Veja no outroMundo matéria sobre BICICLETADA/ Massa Crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui