Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

300 cidades em transição










O movimento "Cidades em Transição" foi criado com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas. A iniciativa está presente em mais de 15 países. Já gerou cerca de 8.000 iniciativas de transição e 300 cidades oficialmente reconhecidas ao redor do mundo. Agora, está chegando ao Brasil.

A idéia é parar de depender - ou depender minimamente - da tecnologia e voltar ao tempo onde não precisávamos de geladeiras, carros, tratores e aviões. Técnicas e conhecimentos dos nossos avós e ancestrais são valorizados e resgatados.
Uma das frentes do movimento reeduca a população e estudantes em aptidões como costura, gastronomia, agricultura familiar, pequenos concertos e artes manuais. Iniciativas incluem a criação de jardins comunitários para plantio de comida, troca de resíduo entre indústrias ou simplesmente o reparo de itens velhos, ao invés de jogá-los no lixo. O investimento em transporte público e a troca do carro pela bicicleta é inevitável para a redução das emissões de carbono. Em Totnes até uma nova moeda - a libra de Totnes - foi criada para incentivar e facilitar transações com produtores locais.
O conceito é simples - apesar de trabalhoso - e flexível. Segundo Rob Hopkins, criador da iniciativa, cada comunidade adapta os doze passos iniciais do movimento à sua realidade e capacidade. Esses itens são apenas guias de como começar a quebrar a nossa dependência do petróleo, revendo os modelos de economia, comida, habitação e energia. Assim, essas cidades funcionam tanto no Japão quanto nos Estados Unidos ou no Chile.

A comunidade pioneira - A Cidade em Transição de Totnes começou com Rob Hopkins para enfrentar o duplo desafio do Picodo Petróleo e da Mudança Climática. A iniciativa se apoiou no trabalho original de Rob na Irlanda ao desenvolver o Plano de Ação para o Declínio da Energia para a cidade de Kinsale. A Cidade em Transição de Totnes (em inglês: Transition Town Totnes, ou TTT) é a primeira Cidade em Transição britânica e conta com a capacidade coletiva da comunidade local de desenvolver resiliência através de um processo de “relocalização”, onde for viável, de todos os aspectos da vida.
A idéia por trás da TTT é simplesmente uma cidade que usa menos energia e recursos que normalmente consumiria pode se tornar, desde que adequadamente planejada e estruturada, mais resiliente, mais abundante e mais harmoniosa do que antes.
Dez grupos de trabalho têm se reunido regularmente por lá para buscar soluções mais resilientes de baixa energia para as seguintes áreas: energia, saúde, alimentação, artes, coração & alma – a psicologia da mudança -, governos locais, economia e modos de vida. Outros grupos começam a se reunir para completar essa abordagem holística no plano de resiliência comunitária para Totnes.Uma atualização do trabalho pode ser encontrada nos sites (em inglês) www.transitionculture.org (blog de Rob Hopkins) ou www.transitiontowns.org/Totnes

No Brasil - O movimento está presente em mais de 15 países. Já gerou cerca de 8.000 iniciativas de transição e 300 cidades oficialmente reconhecidas ao redor do mundo. Chegou ao Brasil em 2009 quando foram realizados Treinamentos para a Transição em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
May East, brasileira que mora na Ecovila Findhorn, na Escócia, fundadora e diretora do Curso Educação Gaia, atualmente viaja o mundo para impulsionar o movimento das Cidades em Transição. Este treinamento, facilitado por May East do grupo de Transiton Trainers de Totnes, oferece uma introdução detalhada, estimulando as habilidades necessárias para se iniciar um projeto de Transição.
Ela estará proximamente em Nazaré Paulista/SP. Veja detalhes em
http://partilhauniluz.wordpress.com/2010/11/12/uniluz-promove-treinamento-para-cidades-em-transicao-com-may-east/

http://transitionbrasil.ning.com/

Fotos: Edição de arte sobre arquivos da Adobe Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui