Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um dia sem compras: já pensou se a moda pega?

Você consegue não comprar nada, absolutamente nada, pelo menos por um dia? Há 15 anos, uma rede de ativistas organiza uma espécie de rebelião carnavalesca contra o consumo desenfreado e irresponsável, e o clímax desses esforços é o Dia sem Compras/Buy Nothing Day, onde se estimula um descanso para os cartões de crédito por 24 horas. Comemorado em 26 de novembro na América do Norte e no dia 27 nos demais países, o movimento conta com a participação de mais de 300 cidades, entre elas Paris, NY, São Francisco, Montreal, Barcelona, Tóquio, etc.

Criado em 1993 pela Fundação Adbusters Media, organização canadense, o evento hoje é celebrado em mais de 55 países e pretende ser como que uma espécie de greve geral dos consumidores, uma forma de contestação dirigida, não contra um produto em especial ou uma empresa multinacional em particular, mas contra a sociedade de consumo, essa que promove um modelo social baseado no consumismo, absolutamente insustentável.
Em vários países, ativistas vão às ruas para chamar a atenção para o assunto. Para tanto, vestem fantasias como a do "monstro do consumo", ou distribuem panfletos sobre o mal do consumismo, problema que pode causar estresse e profundos rombos em contas bancárias.

PictureVerdadeiras necessidades - O "Dia Sem Compras" obviamente não propõe o regresso à idade da pedra nem que todos os dias sejam dias sem consumo. É incentivada a reflexão sobre o modo de consumo nas atuais sociedades capitalistas. Promove-se uma postura de consumo responsável, alertando-se a sociedade para a escassez dos recursos naturais e para a necessidade de todos nós, enquanto consumidores, termos consciência da pegada ecológica originada pela produção e transporte dos produtos que temos à nossa disposição nas relações comerciais. Defende-se a sustentabilidade do planeta, promovendo o consumo consciente e local, o comércio justo e a reutilização e troca de bens.
O movimento acredita que a data pode servir de exemplo para uma mudança dos padrões de consumo e para a formação de cidadãos conscientes, participativos e críticos. Um consumo focado nas verdadeiras necessidades e tendo em conta os aspectos sociais e ambientais inerentes à preservação do planeta e ao tratamento igual que todos os seres humanos merecem.

Um comentário:

  1. Uma ação que fará um bem dado para controlar e dominar o nosso "Ego" com sua vuvuzela : - eu quero ... eu quero ...

    um pequenino passo para quem sabe em breve o humano "SER"...

    O que fazemos no nosso interior... reflete no exterior!


    Sejamos verdadeiros e realistas conosco:

    ---- Não existem vitimas ... existem sim... maus caráteres!!!

    Estamos nesta vivência para transmutá-lo !

    ResponderExcluir

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui