Notícia ótima!! OutroMundo recebeu apoio institucional de El Positivo, do México, de Noticias Positivas (N+), da Espanha, e de Sinergocios.Info, de Aguascalientes, no México. As alianças se dão em função de afinidade editorial, trabalhamos segundo o mesmo padrão cosmoético. Veja detalhes.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Órgão do Mar: o incrível instrumento que toca sozinho, movido pelas ondas e pelo vento

Olha só! Absolutamente único no mundo, o Órgão do Mar na Croácia é um instrumento musical natural, que toca acordes gerados pelo movimento das ondas e do vento. Por baixo de grandes degraus de rocha, um enorme sistema de tubulações absorve o ar que chega empurrado pelos movimentos do mar e, dependendo do tamanho e velocidade da cada onda, cria diferentes tons musicais.
Já que não há ninguém “pilotando” este instrumento, e que todo o mecanismo é natural e aleatório conforme marés e ventos, este órgão produz um número infindável de músicas improvisadas por um intérprete que nos surpreende em cada criação: a Natureza na sua mais simples atuação.
Veja os detalhes e escute o som nos links.

Construído na costa da cidade de Zadar, Croácia, o Órgão do Mar mede 70 metros de comprimento em pedra branca e tem 35 tubos subterrâneos. Lacunas no concreto servem para fazer o instrumento 'respirar' e trazer de volta os sons criados nas tubulações.
Tecnicamente, o esqueminha funciona assim: cada tubo é soprado por uma coluna de ar, empurrada por sua vez por uma coluna de água, através de um tubo de plástico imerso no mar. Os sons, então, emanam do ambiente através de aberturas no plano vertical da escada mais elevada. Os sete grupos sucessivos de tubos, instalados em intervalos de 1,5m, são alternadamente sintonizados com dois acordes musicais da escala diatônica maior (veja gráfico abaixo).
Esta obra-prima de acústica e arquitetura foi criada pelo arquiteto Nikola Basic, em 2005, que recebeu o prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space) por este projeto. Muitos turistas aparecem por lá para ouvir este instrumento único, mas quem curte mesmo é a população local, que viu restaurada sua conexão com o mar. Além de muito sofrimento e destruição durante a II Guerra Mundial, o povo de Zadar foi obrigado a conviver com uma monótona parede de concreto, justamente neste cais, que, segundo o diretor de cinema Alfred Hitchcock, se trata do mais belo pôr-do-sol do mundo.

São vários os links onde você pode ouví-lo. Não deixe de conferir!! Aqui, alguns deles:
http://www.youtube.com/watch?v=H5BOwPj8zSY
http://www.youtube.com/watch?v=4nISG7iBk-A&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=8Y1MzruvvJc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=rtmGityyzEQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jO53kW_EcOg&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário

edição e design

Coordenação, Edição e Design:
RICARDO MARTINS

http://ricardomartinsdesign.blogspot.com/
Editor do site ABSOLUTA e de sua Série Temática, do blog YINSIGHTS, do blog CROP CIRCLES, e moderador das comunidades 11:11, Eu Sonhei com Ondas Gigantes e Crop Circles/Terra Agora no Orkut.

Contatos: r.o.m@terra.com.br
Blog do editor: http://ricardomartins1111.blogspot.com/

Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=38549687

acompanhando a gente

mande seus amigos do orkut pro OutroMundo

vc chegou ao OutroMundo

Busque no OutroMundo

página monitorada/cite a fonte, ok?

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

subinduuuuu....

voltar pro topo? preguiça de rolar tudo de novo?

clique aqui