Pois é, isto existe. E em pleno Brasil!!
E não são casinhas modestas...
Morar numa casa na árvore já não é mais sonho só de criança. Empresa paranaense se especializou na criação de moradias completas para famílias sobre árvores frondosas e centenárias.
Mesmo instaladas a vários metros de altura, as moradias envolvem projetos complexos, incluindo diversos itens de conforto, como ar-condicionado e forno de microondas, além da opção de escadas retráteis para maior segurança e privacidade dos moradores, acionadas por controle remoto. Os projetos podem ser também construídos a partir de duas ou mais árvores, e apresentam itens como casinha dos cachorros, mirante, passarela para acessar árvore vizinha...
No Brasil, este trabalho se deve ao foco visionário da empresa Casa na Árvore, cuja coordenação é de uma família já em sua quinta geração de trabalhadores especializados em construções de madeira. Voltada inicialmente para o público infantil, sua atuação hoje abrange até escritório em cima de árvore, como em Londrina, Paraná. E há curiosidades como uma casa construída sobre dois pés de mangas, a 10 metros de altura, onde é preciso andar por mais de 35 metros de passarelas para acessar a moradia (Nas fotos, você percebe a utilização do máximo de recursos naturais na decoração interna).
Sugerimos conferir o vídeo institucional:
Mas não é bem por aí. Por mais impressionante que seja, o "gajumaru" é, na real, uma réplica em concreto. Mesmo assim, o lugar continua sendo exclusivíssimo. Dentro do tronco, o elevador transporta os clientes para o alto da grande árvore, onde as mesas reservam uma incrível vista para o mar. O terraço, lugar mais cobiçado do restaurante, garante um inesquecível pôr-do-sol, e a visão noturna, com luzes de néon dançando sobre a água, cria a atmosfera perfeita para casais apaixonados.
O artista Frans Krajcberg, que é polonês, naturalizado brasileiro, mora em uma casa na árvore,desde 1972, que é também seu ateliê, na Bahia...o trabalho artístico dele é completamente voltado para a preservação ambiental, mais especificamente, a preocupação com o desmatamento...
ResponderExcluir