Ecotáxi é um projeto das autoridades paraenses para implantação de um sistema de transporte interno na universidade pública baseado em bicicletas adaptadas. Mas além de ser "verde", a novidade inclui inserção de mão-de-obra de jovens em situação de risco social, retirando-os das ruas e inserindo-os na cooperativa de Ecotáxis, fortalecendo a comunidade local. Taxizinho legal esse!
Uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) do Pará e a Igreja da Assembleia de Deus, mostrou que é possível reintegrar jovens em situações de risco ao mesmo tempo em que estimula a economia, fornece um serviço à sociedade e estimula o transporte verde.
O triciclo adaptado possui até cobertura para evitar a exposição dos passageiros ao sol. Confeccionadas por jovens em situação de risco atendidos pela Assembleia de Deus, as bicicletas estarão disponíveis a partir de 2010, quando o serviço estará em pleno funcionamento. A intenção é retirar esses jovens da situação de risco social, inserindo-os na cooperativa de Ecotáxis e fortalecendo a comunidade local.
A previsão é de que 50 Ecotáxi estejam a serviço da população até lá. As pessoas poderão pedalar dentro do espaço universitário e deixarão o triciclo na saída. O serviço será disponibilizado em vários pontos e funcionará através de aluguel pago por um determinado período de tempo, estimado em cerca de duas horas.
Fonte: EcoDesenvolvimento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário