Um grupo de ciclistas australianos criou uma forma inusitada e ecológica de ir ao trabalho: em comboio de bicicletas. O esquema recebeu o nome de bike bus (ou "ônibus de bicicletas"), pelo fato de o grupo adotar uma logística parecida ao do sistema de ônibus. Os comboios seguem rotas fixas com paradas para "pegar passageiros" nos mesmo horários e locais diariamente.
Os ciclistas consideram que pedalar juntos em um "bicicletaço" torna o percurso mais seguro, sobretudo em avenidas movimentadas no horário de pico.
O Departamento de Meio-Ambiente do país, que apoia e promove os bike buses, diz que cada motorista que deixa o carro em casa e pedala 10 km por dia para ir para o trabalho evita emitir mais de uma tonelada de carbono na atmosfera por ano. A concentração dos gases que causam o efeito estufa na atmosfera é a principal causa apontada por cientistas do aquecimento global. A Austrália é o país com maior emissão per capita desses gases no mundo.
A fundadora do sistema, Fiona Campbell, fornece uma aula rápida aos novatos, ensinando como pedalar com segurança no meio do tráfego. Todos usam coletes fluorescentes e capacetes.
Existem cerca de dez rotas de bike buses em Sydney no momento, divididas em três velocidades para adaptar ciclistas com diferentes níveis. A expressa, de 25km/h, a intermediária, de 20km/h, e a social, de 15km/h. O pessoal gosta pois, em muitas ocasiões, é mais rápido chegar ao destino final pedalando do que dirigindo um carro em uma congestionada avenida urbana.
FONTE: BBC e http://www.bikebus.org.au/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário